segunda-feira, 6 de março de 2017

Planta Ovo - Solanum ovigerum – Planta de Ovos







A Planta Ovo (Solanum ovigerum) é uma das plantas mas originais e simpáticas. Seus “ovos” parecem realmente os verdadeiros, mas não são comestíveis, são unicamente para enfeite e diversão.
Não é exatamente uma planta anual, mas sendo delicada, é normalmente cultivada como tal.
Sendo uma solanácea (mesma família do tomate, pimentas e batatas) para sua germinação pode ser utilizado o método do filtro de café explicado aqui:
http://manuaisdecultivo-plantamundo.blogspot.com/2009/09/germinacao-de-sementes-o-metodo-do.html
As plântulas devem ser colocadas em sementeiras ou em recipientes, como copos de papel ou bandejas de isopor. De ser possível use substrato e não terra. Se não tiver aceso a substrato use terra orgânica bem fina.
O transplante ao lugar definitivo (vaso ou jardim) deve ser feito com muito cuidado, para evitar danos nas raízes e prejudicar o posterior desenvolvimento das plantas. Faça-o antes que as raízes se enrolem, para também não afetar a produtividade. Para fazer a remoção, escolha as horas mais frescas do dia, de preferência à tarde e com o solo umedecido, ou em dias nublados.
Espaçamento de 50 a 80 cm.
Cultivo a pleno sol, ou um pouco de sombra.
Irrigação normal, evite o encharcamento.
Muito suscetível a pragas, manter bem adubada (de preferência com nosso Fertilizante Orgânico Milagre) .
Plantio: No ano todo em regiões de clima quente. Em áreas serranas ou no sul, não plantar no inverno, ou iniciar o cultivo dentro de casa ou em estufas.

Solo: Sem exigências, mas não gosta de solos argilosos.

Clima:  Todos os climas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário